No âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Mértola mantém com a Associação Passa o Futuro e a Cooperativa Oficina da Tecelagem, está a decorrer, ao longo do mês de março e abril, a residência ALENTEJO HERITAGE TEXTILES, “que interliga as tecedeiras da Oficina de Tecelagem de Mértola com as designers Emma Pucci e Valentina Pilia da Flores Textile Studio, e o maker Daniel Heer e o artista Cian McConn do Machen Colletive” adianta a autarquia de Mértola.
A mesma fonte avança que, “estas Residências têm o objetivo de interligar a mestria das nossas tecedeiras ao design inovador de novos criadores, valorizando desta forma a matéria prima (lã) e o seu processamento artesanal desde a produção do fio à tecelagem das Mantas de Mértola”.
Esta Residência faz parte do Projeto Creative wear + Project, cofinanciado pelo programa INTERREG MED, em parceria com o Arteria Lab da Universidade de Évora e o Museo del Tessuto di Prato em Itália.
Os resultados serão exibidos no Museo del Tessuto de Prato em junho de 2022.
Em complemento a este trabalho de inovação, o Município de Mértola tem em curso um processo de formação de duas novas tecedeiras para a Oficina de Tecelagem.

















