A Bolsa para Artistas e Criadores do Alentejo (BACA), iniciativa da Lendias d’Encantar (LdE), tem ainda verba disponível para atribuição. A BACA já permitiu a aquisição de 35 espectáculos – 1 de dança, 5 de música, 1 de teatro de rua e 28 de teatro, num total de 22 artistas e/ou criadores da região do Alentejo.
Recorde-se que, no início, a companhia de teatro Lendias d’Encantar arrancou com o projecto com uma verba de 15 mil euros, tendo sido alvo de um reforço de 12 mil, provenientes da CADAC – Cia. Alentejana de Dança Contemporânea) e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, que se juntam à LdE nesta medida.
A BACA (Bolsa de criadores e artistas do Alentejo) prevê a compra de espectáculos com vista a atenuar os danos causados pela pandemia da Covid-19 a artistas independentes e companhias sem apoios do Alentejo, que estão “impossibilitados de trabalhar” na sequência do estado de emergência decretado. Os
espectáculos já adquiridos ou a adquirir serão programados assim que a situação pandémica o permita.
Havendo ainda verba a atribuir, as entidades envolvidas decidiram prolongar o prazo de entrega de propostas até dia 10 de Junho, que deverão ser enviadas para o e-mail lendiasproducao@gmail.com.