A Câmara Municipal de Almodôvar já tem em funcionamento o novo espaço “Centro de Recursos Interativos e Educativos de Almodôvar – CRIE’A, instalado no Fórum Cultural da vila.
Em comunicado, a autarquia diz que o espaço conjuga o saber aliado ao mundo tecnológico e às terapias individualizadas ou em grupo e resulta do trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por técnicos de áreas distintas da educação, como Psicologia, Ciências da Educação, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Educação Especial e Inglês. Irá promover momentos de “Experimentação, Aprendizagem e partilha” onde são trabalhadas áreas como a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática (STEAM), numa nova abordagem à investigação e à inovação.
Ana Carmo, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Almodôvar, considera ser “fundamental preparar os alunos, famílias e demais comunidade educativa com competências de literacia digital, bem como a aquisição de competências que, por via regular, não são adquiridas”, pelo que ressalva a importância deste no espaço, a partir de agora ao dispor da população. A comunidade educativa poderá assim recorrer aos serviços disponibilizados neste espaço para dinamização de variadas atividades, ou por via de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem para terapias específicas. O Espaço tem ainda uma componente de preservação ambiental, que ficará disponível em breve.
António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, realça que “com este projeto, estamos a iniciar a disponibilização de meios digitais, que complementam e acrescentam mais-valias à educação tradicional”. O autarca diz que “é fundamental iniciar o processo de ensino atual às novas exigências dos estudantes; da geração atual para as gerações vindouras, para lhes dar motivação para serem os futuros líderes”.
O presidente da autarquia de Almodôvar disse à Rádio Castrense que, “com este projeto, estamos a iniciar a disponibilização de meios digitais, que complementam e acrescentam mais-valias à educação tradicional”.
Recorde-se que, o CRIE’A trata-se de um espaço onde existe acesso a Modelação com impressoras 2d/3D, Robótica, Realidade Virtual e um Painel Interativo, promovendo momentos de Experimentação, Aprendizagem e Partilha, que funciona de segunda a sexta-feira.
Podem aceder ao CRIE’A, crianças, jovens e respetivas famílias.


















