6.8 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Últimas Noticias

Odemira recordou Amália Rodrigues

Amália Rodrigues, a maior figura da cultura portuguesa do século XX, foi homenageada em Odemira, no dia 5 de outubro, com várias iniciativas promovidas pela Fundação Amália em parceria com o Município de Odemira e com os apoios da Junta de Freguesia de S. Teotónio e do Centro Cultural do Brejão.

“O programa incluiu a abertura da casa de férias de Amália, que mantém a decoração e mobiliário originais, para visitas gratuitas, e uma Missa Campal de homenagem à fadista, que contou a interpretação de alguns temas pelas fadistas Ana Marques e Joana Luz, acompanhadas no acordeão por Edgar Marques. A noite esteve reservada para um grande espetáculo de fado, junto ao Centro Sociocultural do Brejão, com a participação de Sara Correia (nomeada para o Grammy Latino de Melhor Álbum de música de raízes em língua portuguesa), Alexandra (a artista que faz mais de mil espectáculos do musical “Amália” de Filipe La Feria, no papel de protagonista), Marco Rodrigues (que também acompanhou todas as interpretações na viola), da fadista algarvia Ana Marques e Joana Luz (jovem fadista natural de Vila Nova de Milfontes). José Gonçalez assumiu a dinamização da tertúlia e apresentação do espectáculo” destaca a autarquia.

Segundo a mesma fonte, “os fadistas foram acompanhados por Pedro Viana na guitarra portuguesa, Frederico Gato no baixo e João Domingos na viola de fado. Houve ainda a participação especial de João Leote, desafiado a sair a plateia e cantar um fado. O espectáculo contou com um momento de homenagem e saudação por Vicente Rodrigues (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amália), José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira) e António Viana Campos (Presidente da Direção do Centro Cultural do Brejão)”.

O Município realça ainda que, “Odemira Recorda Amália” tem por objetivo perpetuar a forte ligação que a fadista e o seu marido tinham ao Brejão, onde tinham aquela que consideravam como o seu refúgio de férias e onde passavam grandes temporadas, mantendo uma relação próxima com o concelho e sendo muito acarinhada pela população”.

Latest Posts

Não perder