A AgdA – Águas Públicas do Alentejo consigna esta manhã a empreitada de reabilitação da ETA do Enxoé, em Serpa, que representa um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR, e tem um prazo de execução de 635 dias.
“A reabilitação desta ETA vem reforçar a capacidade de tratamento em qualidade e quantidade do Sistema de Abastecimento de Água do Guadiana Sul, marcando o início das importantes intervenções destinadas a melhorar o serviço prestado nos concelhos de Barrancos, Mértola, Moura e Serpa” refere a AgdA em comunicado.
Durante a tarde, é assinalada a entrada em operação da nova ETAR da Comporta, através de uma visita do Conselho de Administração da empresa e do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
“Esta importante infraestrutura vem garantir a melhoria do serviço prestado à população e garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos e a preservação do ecossistema estuarino do Rio Sado. Trata-se de um investimento de 1,9 milhões de euros que, juntamente com a empreitada relativa ao Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta, em atividade desde 16 de setembro de 2020, completa uma intervenção num investimento total de 2,7 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR” frisa a mesma entidade.
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A é responsável pela gestão do SPPIAAlentejo – Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009 num modelo de gestão então inovador para o setor da água, assentando numa parceria entre o Estado central e as Autarquias locais para a gestão integrada do ciclo urbano da água.
A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.