No âmbito do programa ERASMUS+ vão decorrer em Castro Verde e Messejana dois Projetos de Intercâmbio, destinados a jovens entre os 16 e 21 anos, e que contarão com a participação de jovens oriundos de Itália, Grécia, Malta, Turquia e República Checa.
“Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para os jovens de Castro Verde usufruírem de um intercâmbio internacional e formação educativa de alta qualidade, através do desenvolvimento de competências digitais e de cidadania relevantes, bem como da promoção do diálogo e da partilha cultural entre os participantes internacionais e comunidades locais” realça o município de Castro Verde.
O primeiro projeto – “Gota d’Água”, decorre em Castro Verde, entre 8 e 23 de julho, e pretende contribuir para o maior desafio que as próximas gerações terão de enfrentar: as Alterações Climáticas. “O principal objetivo do projeto é procurar desenvolver soluções com impacto na vida das comunidades locais, em torno da prioridade da gestão dos recursos hídricos, e que dependem da participação ativa e da liderança dos jovens” explica a Câmara.
Já o projeto “Youth Sensing”, que se realiza de 26 de julho a 9 de agosto, em Castro Verde e Messejana, “irá trabalhar o Sensoriamento Cidadão, processo através do qual as pessoas constroem, utilizam, ou atuam como sensores – por exemplo, identificando e recolhendo informação (ou “dados”) que as ajudará a resolver um problema que é importante para elas. Este projeto adapta esta abordagem à realidade dos jovens, capacitando o desenvolvimento de soluções Do It Together (DIT) de baixo custo, proporcionando uma forte componente de alcance comunitário ao longo do intercâmbio” pode ler-se na nota da autarquia castrense.
Se tens entre 16 e 21 anos e queres conhecer e aprender com jovens como tu, podes inscrever-te (inscrições limitadas)até dia 2 de julho em
https://inqueritos.cm-castroverde.pt/index.php/461466… .
A iniciativa é promovida pela Associação Buínho, tem financiamento do Programa ERASMUS+, e tem parceria do Município de Castro Verde e do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.
De acordo com as orientações sanitárias os participantes internacionais realizam um teste Covid antes do arranque do intercâmbio.