O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visita esta sexta-feira, 2 de outubro, pelas 12h30, o Laboratório Interprofissional do Leite e Laticínios (ALIP), em Lousada, no âmbito das comemorações dos 20 anos daquela infraestrutura.
A visita integra uma sessão comemorativa promovida pela ALIP – Associação Interprofissional do Leite e Laticínios e reúne diversas entidades ligadas à fileira leiteira nacional. Entre os participantes estarão também o vice-presidente da CCDR Norte, Paulo Ramalho, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Nuno Fonseca, e o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nélson Oliveira.
Inaugurado há duas décadas, o Laboratório Interprofissional do Leite e Laticínios é atualmente o único laboratório do género existente em Portugal, realizando cerca de cinco mil ensaios por dia a leite e produtos lácteos.
A atividade desenvolvida em Lousada assenta num processo contínuo de investimento em inovação e modernização tecnológica, permitindo dar resposta às exigências da fileira leiteira e acompanhar os padrões de qualidade e segurança aplicáveis ao setor.
A infraestrutura é acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) e desempenha um papel relevante na avaliação da qualidade e segurança do leite e dos produtos lácteos produzidos em Portugal. O trabalho desenvolvido contribui para a monitorização da qualidade dos produtos e para a confiança dos consumidores.
A ALIP, entidade detentora do laboratório, reúne representantes dos diferentes agentes económicos da fileira leiteira, desde a produção à indústria, promovendo a cooperação entre os vários intervenientes e o desenvolvimento do setor.
A deslocação do ministro a Lousada assinala, assim, os 20 anos de atividade do laboratório e o percurso de investimento, inovação tecnológica e acompanhamento das necessidades da fileira leiteira nacional.





















