As preferências dos portugueses para as férias de verão estão a mudar. Um estudo recente do IPAM indica que o Alentejo Litoral passou a ser o destino nacional mais procurado, deixando o Algarve para a quarta posição, numa tendência associada, sobretudo, ao aumento dos preços e à elevada afluência de turistas.
Em declarações à Rádio Castrense, José Santos, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destacou o crescimento sustentado da região e revelou as várias campanhas de promoção em curso para atrair turistas nacionais e espanhóis.
O Alentejo tem vindo a reforçar a sua visibilidade no mercado interno, fruto de uma estratégia contínua de promoção e posicionamento. Contudo, em declarações à Rádio Castrense, José Santos, representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, preferiu afastar cenários de competição ou comparações diretas com outras regiões do país.
“Não gosto muito de estabelecer comparações ou uma forma de rivalidade entre os vários destinos do país”, afirmou o responsável, ressalvando que se mostra “sempre um pouco adverso a essas generalizações”.
Apesar de recusar olhar para rankings de destinos com “especial preocupação”, José Santos sublinhou que os indicadores dos últimos anos comprovam o bom momento que a região atravessa.
“O Alentejo tem, nos últimos anos — graças a um esforço de promoção, de posicionamento e de notoriedade do destino —, adquirido maior visibilidade no mercado nacional”, destacou.
O responsável acrescentou ainda que “os resultados nos últimos anos, do ponto de vista do crescimento das dormidas e do aumento de preços, têm sido paradigmáticos”, demonstrando que a região é hoje “um dos destinos mais procurados pelos portugueses”.
Com a chegada do verão, a procura concentra-se particularmente na faixa costeira. Segundo José Santos, “nesta altura de verão, obviamente que a Costa Alentejana e o Alentejo Litoral adquirem uma preferência grande por parte dos portugueses”.
Campanhas multicanal e aposta no mercado espanhol
Para manter esta dinâmica positiva, a Entidade Regional de Turismo está a desenvolver um conjunto de ações de promoção integradas e em diversos canais. Além de uma forte presença nos meios nacionais através de televisão, publicidade exterior e marketing digital para promover toda a região, a entidade tem também os olhos postos no mercado espanhol.
“Neste momento, estamos com uma grande campanha de promoção na Andaluzia, e particularmente em Sevilha, a promover a Costa Vicentina e as praias de Odemira”, revelou José Santos.
A estratégia para o mercado interno inclui ainda ações no terreno e parcerias com o setor privado. Estão a ser preparadas iniciativas de ativação local em Tróia, em conjunto com o Tróia Resort, bem como uma colaboração com a rede de agências Abreu para promover o destino diretamente na sua rede de lojas.
“Para nós, o importante é, de uma forma coerente, concertada e multicanal com os vários parceiros, colocarmos o Alentejo mais próximo das decisões dos consumidores”, concluiu o responsável.























