A cidade de Beja volta a receber, entre os dias 28 e 30 de agosto de 2026, mais uma edição das “Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal.
Na sua 18ª edição, o evento terá como palco o Jardim Público (Gago Coutinho e Sacadura Cabral), reafirmando-se como um dos mais importantes encontros dedicados à tradição oral e à arte de contar histórias.
Durante três dias, o público poderá assistir a um vasto conjunto de atividades, que incluem noites de contos, sessões ao pôr-do-sol, momentos de narração contínua, tertúlias dedicadas à reflexão sobre a tradição oral e iniciativas dirigidas a famílias.
Paula Santos, diretora da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, que sublinha que esta edição pretende celebrar a “maioridade” do festival, tornando todas as iniciativas acessíveis ao público.
“Decidimos comemorar a maioridade das Palavras Andarilhas sendo tudo gratuito. Queremos oferecer a possibilidade de usufruir destas oficinas a título gratuito”, afirmou.
Ao longo de três dias, o Jardim Público volta a transformar-se na “cidade dos contos”, acolhendo contadores de histórias nacionais e internacionais, muitos deles residentes em Portugal, numa celebração da tradição oral e da palavra contada.
A programação tem início na sexta-feira, 28 de agosto, às 17h30, prolongando-se até domingo, e inclui as já habituais Noites de Contos e Animação, tertúlias e debates sobre tradição oral, ilustração e literatura, um mercado livreiro dedicado à literatura infantil e à tradição oral, além de um encerramento festivo com um baile cantado e um “pôr do sol de contos”.
Atendendo às elevadas temperaturas características da época, as atividades ao ar livre decorrerão sobretudo durante as manhãs, finais de tarde e período noturno.
Entre as novidades desta edição destaca-se o Recanto dos Contos, um espaço aberto à participação de amadores e destinado a todos os que desejem experimentar contar histórias em público pela primeira vez.
“Para as pessoas que não são profissionais de contar, mas que gostam de contar, vai haver um espaço onde se podem inscrever. É um espaço livre para que possam experimentar contar pela primeira vez”, explicou Paula Santos.
A responsável deixa ainda um convite a todos os apreciadores da narração oral para visitarem Beja durante o festival. “Espero que todos possam rumar até Beja, a cidade dos contos.”
Com entrada livre em todas as iniciativas, a organização espera reforçar a participação da comunidade e atrair visitantes de todo o país para mais uma edição daquele que é um dos mais emblemáticos festivais dedicados à arte de contar histórias em Portugal.





















