Foi publicado no passado dia 16 de fevereiro, em Diário da República, o anúncio do procedimento para a empreitada de remodelação do Mercado Municipal de Moura, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Moura.
O projeto de execução foi desenvolvido pela PROTECNA – Consultores de Engenharia e incide sobretudo sobre o piso térreo do edifício situado na Praça Sacadura Cabral, mantendo-se o piso superior afeto aos serviços técnicos municipais, sem alterações à sua utilização ou organização funcional.
Da autoria do arquiteto Jorge Almeida Segurado, o edifício cuja construção teve início em 1927 e que foi inaugurado em 1931 é considerado um exemplar de reconhecido valor da arquitetura modernista portuguesa. Inserido em Zona Especial de Proteção, o mercado exige uma intervenção criteriosa, respeitadora da sua identidade arquitetónica e patrimonial.
A remodelação pretende adaptar o piso 0 a novas valências, corrigindo patologias construtivas e criando condições espaciais, técnicas e ambientais adequadas às exigências atuais. Após a intervenção, o espaço passará a integrar a Loja do Cidadão, com gabinetes e arquivo, um Mercado Municipal renovado e um espaço de restauração e bebidas em formato de cafetaria.
O prazo para apresentação de propostas decorre até às 18h00 do dia 18 de março. O investimento previsto ronda 1.555.711,84 euros e o prazo de execução estimado é de 540 dias.
A intervenção enquadra-se no Investimento Territorial Integrado do Baixo Alentejo 2021-2027, sendo considerada estruturante para a valorização do património e para a dinamização económica e social do concelho de Moura.
O Presidente da autarquia, Álvaro Azedo, descreve que “as valências que este novo mercado vai ter serão um mercado propriamente dito, um espaço de restauração e um balcão único do município de Moura que irá permitir maior conforto, maior acessibilidade e maior contato com os nossos munícipes, resolvendo ou contribuindo para resolver os problemas do dia-a-dia e o acesso aos serviços essenciais”















