A Assembleia da República recebe esta quarta-feira, às 10h00, uma audição na Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação dedicada ao troço ferroviário Casa Branca–Beja, da Linha do Alentejo. Na sessão serão ouvidas a CCDR Alentejo, a Infraestruturas de Portugal e o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.
A audição surge na sequência de um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, que pretende esclarecer a decisão anunciada pela CCDR Alentejo relativa à reestruturação do financiamento previsto para o projeto de modernização, requalificação e eletrificação da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja.
Recorde-se que a CCDR Alentejo decidiu reduzir a dotação financeira inscrita no programa regional Alentejo 2030 para esta intervenção, passando de 80 milhões de euros para 20 milhões.
Na altura, o deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, que propôs a audição ao seu grupo parlamentar, defendeu ser essencial ouvir as entidades envolvidas para “apurar e avaliar com toda a transparência e verticalidade as responsabilidades de todos os intervenientes”. O parlamentar sublinhou ainda que a região não pode ficar prejudicada por decisões que considera difíceis de compreender e que continuam a adiar investimentos estruturantes.
Rádio castrense / Lusa

















