Entradas recebe hoje a apresentação do projeto de criação artística comunitária “Pessoas Cheias de Território”, integrado na programação do Festival Entrudanças 2026. A iniciativa reforça o envolvimento direto da comunidade como um dos pilares do evento, promovendo participação ativa de moradores e escolas locais.
O projeto é dinamizado pelo músico, percussionista e produtor Rui Pinho Aires, que trabalha com participantes das comunidades de Entradas e Castro Verde, bem como com alunos do Pré-escolar e do 1.º ciclo do Centro Escolar n.º 1 de Castro Verde e da EB1/JI de Entradas, totalizando cerca de 160 participantes. O processo criativo tem como ponto de partida o tema “Dançar com Voz”, alinhado com a temática anual da PédeXumbo para 2026.
A partir desta premissa, Rui Pinho Aires propõe a criação de uma grande orquestra de percussão em movimento, que será apresentada em arruada pelas ruas. O projeto conta ainda com a colaboração do cenógrafo Márcio Pereira, responsável pelos elementos cénicos, adereços e figurinos, e do grupo coral “As Ceifeiras” de Entradas.
Em declarações à Rádio Castrense, o vereador da Câmara Municipal, David Marques relembra que este “é um projeto que envolve todo o conselho e que procura dinamizar uma participação mais ativa e um olhar artístico sobre o tema do Entrudanças, a possibilidade da diversidade, e dar voz a esta diversidade, e nomeadamente através também da dança”

















