A 25.ª Feira do Queijo do Alentejo realiza-se nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2026, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, afirmando-se como um dos principais eventos nacionais dedicados ao setor queijeiro e à valorização do Queijo Serpa DOP, símbolo do património gastronómico do concelho.
Organizada pelo Município de Serpa, a Feira reúne 170 expositores, com 54 stands exclusivamente dedicados ao queijo e cerca de 250 variedades, incluindo denominações de origem protegida como o Serpa, Serra da Estrela, Évora, Beira Baixa e São Jorge, bem como queijos internacionais como Manchego e Mahon-Menorca. Estarão ainda representados vinhos, enchidos, mel, doçaria, bebidas licorosas, artesanato, maquinaria agrícola, exposição de ovinos e tasquinhas.
A edição de 2026 surge reforçada, com maior espaço dedicado à restauração e animação, ações de promoção de práticas sustentáveis e iniciativas de formação e valorização de novas gerações ligadas ao setor. A diversidade de queijos assinala igualmente o Ano Internacional dos Pastores e das Pastagens, destacando o papel da pastorícia na preservação do território e na produção alimentar de qualidade.
O evento reforça a sua dimensão ibérica e internacional, com a presença de nove produtores espanhóis, no âmbito da parceria com a Quesandaluz – Associação de Queijeiros da Andaluzia, apresentando queijos premiados em concursos internacionais e produzidos a partir de raças autóctones.
A animação musical é outro dos destaques, com os Vizinhos a subirem ao palco principal no sábado à noite. O programa inclui ainda atuações de Joana Gonçalves & Os Terra Forte, Trigo Roxo, Filipe Alves, As Vozes, Rockustico e Duarte Alves, além de Cante Alentejano e animação com DJs.
Durante a Feira realizam-se colóquios dedicados ao Queijo Serpa DOP, bem como a assinatura do protocolo para a dinamização do SIPAM – Sistema Importante do Património Agrícola Mundial “O Montado da Serra de Serpa”, recentemente reconhecido pela FAO. O programa integra ainda concursos pecuários e o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, bem como provas de vinho no âmbito do Baixo Alentejo – Cidade Europeia do Vinho 2026.

















