A Situação de Alerta de Âmbito Municipal no concelho de Aljustrel foi prolongada até às 23h59 de hoje, dia 7 de fevereiro, na sequência da previsão de continuidade das condições meteorológicas adversas.
A decisão foi tomada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Fernando Ruas, ao abrigo do n.º 1 do artigo 13.º da Lei n.º 27/2006, de 3 de julho (Lei de Bases da Proteção Civil), tendo em conta os diversos fatores de risco associados às intempéries que têm afetado o território do concelho.
A prorrogação da Situação de Alerta produz efeitos imediatos e implica a adoção de um conjunto de medidas preventivas e especiais de reação, com o objetivo de salvaguardar pessoas e bens.
Entre as medidas previstas estão a monitorização permanente da situação municipal pelas diversas entidades envolvidas, o encerramento de estradas municipais e nacionais que não garantam condições de segurança, a suspensão de atividades ao ar livre e o encerramento de espaços museológicos, culturais e desportivos municipais.
Está ainda prevista a dispensa, por parte de entidades públicas e privadas, de bombeiros que sejam necessários para reforçar a resposta operacional do Corpo de Bombeiros, bem como o aumento da capacidade de resposta das forças de segurança, nomeadamente da GNR.
A Câmara Municipal de Aljustrel apela à população para que acompanhe as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção, evitando deslocações desnecessárias e situações de risco.

















