De acordo com o Jornal de Notícias (JN), onze pessoas foram resgatadas de barco, na manhã desta quarta-feira, de uma das unidades hoteleiras do Clube de Campo Vila Galé, na freguesia de Santa Vitória, no concelho de Beja, após ficarem impedidas de abandonar o local devido à subida do nível da água provocada pelas fortes chuvadas associadas à tempestade Leonardo. A operação foi realizada por operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja.
A mesma fonte explica que, entre as pessoas resgatadas encontravam-se oito clientes e três funcionários do Hotel Monte Vilar, que ficaram isolados porque a única via de acesso à unidade hoteleira implica a transposição do paredão da barragem existente no complexo turístico. Com a intensificação da chuva, o nível da água ultrapassou os limites da barragem, acabando por galgar o paredão e inviabilizar a circulação em segurança.
O JN escreve que, perante a situação, a única solução possível passou pela retirada das pessoas através de um meio aquático. A operação decorreu pelas 10h55 e não houve registo de vítimas. No local estiveram quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja, apoiados por dois veículos e uma embarcação.
Para acompanhar e coordenar a resposta à situação, foi instalado um Posto de Comando Municipal no denominado “Edifício Azul”, no Parque de Feiras, integrando o Município, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros, a GNR, a PSP e outras entidades, com o objetivo de monitorizar a evolução das ocorrências e garantir uma resposta articulada aos efeitos do mau tempo, adianta o matutino.
Fonte: JN
Foto: Teixeira Correia

















