14.6 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Fevereiro 5, 2026

Últimas Noticias

Capitania de VRSA emite alerta devido ao aumento dos caudais no Rio Guadiana

A Capitania de Vila Real de Santo António (VRSA) emitiu uma comunicação urgente dirigida a navegantes e populações ribeirinhas do Rio Guadiana, na sequência do aumento significativo dos caudais das barragens de Pedrógão, Chança, Odeleite e Beliche. A situação coloca em risco elevado várias zonas a montante, em particular no troço compreendido entre Alcoutim e Mértola, sendo apontado como período mais crítico a preia-mar da tarde desta terça-feira, 4 de fevereiro.

Perante este cenário, a autoridade marítima recomenda a adoção imediata de medidas de autoproteção, nomeadamente o reforço e duplicação das amarrações das embarcações, bem como a verificação do correto funcionamento das bombas de esgoto e respetivas baterias. É igualmente aconselhado que não se efetue navegação no rio durante este período, uma vez que a força da corrente e a presença de detritos submersos, como troncos e objetos pesados, podem provocar danos graves ou mesmo naufrágios.

Nas zonas ribeirinhas, é recomendado que os moradores retirem bens e equipamentos das áreas mais baixas e suscetíveis a inundação e evitem a aproximação a cais e margens, sobretudo durante o pico da maré, devido à imprevisibilidade da força da água.

Em caso de emergência, “mantém-se a escuta permanente no canal 16 VHF e deve ser utilizado o 112 para pedidos de socorro” sublinha a capitania. As autoridades apelam à colaboração de todos, reforçando que “a prevenção é essencial para garantir a segurança de pessoas e bens”.

Latest Posts

Não perder