8.5 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Janeiro 31, 2026

Últimas Noticias

Município de Aljustrel manifesta pesar pela morte do cineasta João Canijo

O Município de Aljustrel manifestou publicamente o seu voto de pesar pelo falecimento do cineasta português João Canijo, filho de Manuel Canijo, natural de Montes Velhos.

Apesar do seu percurso nacional e internacional no cinema, João Canijo manteve sempre fortes ligações familiares ao concelho de Aljustrel, em particular à aldeia de Montes Velhos. O seu avô, Ulisses Canijo, médico natural do Porto, fixou-se no concelho em 1927, onde exerceu funções médicas e constituiu família, após contrair matrimónio com Maria da Silva, filha de Manuel da Silva Figueiredo, figura benemérita da localidade.

Realizador e autor reconhecido, João Canijo dirigiu mais de uma dezena de longas-metragens e vários documentários. Iniciou o seu percurso académico em História, na Faculdade de Letras do Porto, entre 1978 e 1980, mas acabou por seguir a sua vocação pelo cinema. Trabalhou como assistente de realização de nomes maiores do cinema internacional, como Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner e Werner Schroeter.

Na década de 1990 realizou a série televisiva “Alentejo Sem Lei” e, posteriormente, dedicou-se quase exclusivamente ao cinema, onde alcançou amplo reconhecimento crítico. O filme Mal Viver valeu-lhe o Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Recebeu ainda um prémio de carreira no festival Cineuropa e foi o candidato de Portugal ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

O Município de Aljustrel refere ter recebido a notícia da morte de João Canijo com enorme tristeza, endereçando à família enlutada as suas mais sentidas condolências.

Latest Posts

Não perder