14.8 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Janeiro 29, 2026

Últimas Noticias

EDIA abre esta tarde os descarregadores de meio fundo da barragem de Alqueva

A EDIA vai proceder, a partir das 16h00 de hoje, à abertura dos descarregadores de meio fundo da Barragem de Alqueva, dando início a descargas controladas. A decisão surge na sequência da manutenção de caudais afluentes elevados no Sistema Alqueva-Pedrógão, situação que fez subir os níveis da albufeira para valores muito próximos do Nível de Pleno Armazenamento.

Segundo a empresa gestora do empreendimento, está previsto um caudal inicial de descarga de 600 metros cúbicos por segundo. Este valor, somado ao caudal resultante do turbinamento, corresponderá a um volume total lançado de cerca de 1200 metros cúbicos por segundo. Já na Barragem de Pedrógão, localizada a jusante, o caudal descarregado deverá situar-se em torno dos 1500 metros cúbicos por segundo.

Até ao momento, a gestão do armazenamento em Alqueva tem sido efetuada sobretudo através do funcionamento das centrais hidroelétricas, permitindo controlar os volumes e assegurar a produção de energia. Em paralelo, a Barragem de Pedrógão vinha realizando descargas para auxiliar na regularização dos caudais. No entanto, a persistência das afluências elevadas obrigou à adoção de descargas complementares também em Alqueva, de forma a garantir as condições de segurança da albufeira.

A EDIA alerta que esta operação irá provocar um aumento dos níveis e dos caudais do rio Guadiana a jusante das barragens de Alqueva e Pedrógão, situação que está a ser permanentemente acompanhada em articulação com as entidades competentes.

A empresa apela à colaboração das autoridades locais, dos agentes de proteção civil e da população, recomendando especial atenção às zonas ribeirinhas e às áreas suscetíveis de inundação, bem como a adoção de comportamentos preventivos para a proteção de pessoas e bens.

A EDIA assegura que continuará a monitorizar a evolução hidrológica e a ajustar a operação sempre que necessário, mantendo a divulgação de informação atualizada.

As descargas na Barragem de Alqueva são consideradas excecionais e apenas ocorrem quando os níveis de armazenamento atingem valores muito elevados e o turbinamento deixa de ser suficiente para acomodar as afluências. Desde a entrada em funcionamento do empreendimento, registaram-se três episódios deste tipo: em 2010, quando a albufeira atingiu pela primeira vez o Nível de Pleno Armazenamento, oito anos após o fecho das comportas; em 2011, pelo segundo ano consecutivo; e em 2013, para gerir volumes próximos da capacidade máxima de armazenamento.

Latest Posts

Não perder