A ABORO anunciou que a Barragem de Odivelas poderá atingir o seu nível máximo caso se mantenham as atuais condições hidrológicas. Para garantir a segurança da estrutura, “será realizada uma descarga preventiva e controlada suave, também conhecida como descarga de fundo, do volume necessário”.
A operação terá início a partir do dia de hoje, 27 de janeiro e “continuará nos dias seguintes enquanto se mantiver a necessidade, de acordo com a evolução das condições hidrológicas” refere o Município de Ferreira do Alentejo.
Esta descarga, segundo a mesma fonte, “poderá provocar o aumento do caudal e a elevação do nível da ribeira de Odivelas a jusante da barragem, com possibilidade de inundações nas margens das linhas de água nos terrenos a jusante”.
A ABORO “recomenda que sejam retirados animais e bens dos terrenos situados a jusante, que sejam fixadas estruturas que possam ser arrastadas pela água e que se evite circular em áreas com risco de inundação, apelando à população para respeitar as medidas de segurança e acompanhar as informações oficiais durante toda a operação”.















