A iniciativa municipal “Ruas que Falam” regressa em 2026 para continuar a dar a conhecer a história e a toponímia da cidade de Moura. A próxima sessão realiza-se no dia 29 de janeiro e será dedicada ao antigo Campo de Futebol Maria Vitória, um espaço profundamente marcado pela memória coletiva da comunidade.
Promovido pela Câmara Municipal de Moura, o projeto tem como objetivo explicar a origem dos nomes das ruas e locais emblemáticos da cidade, partilhando histórias e curiosidades que contribuem para o enriquecimento cultural de residentes e visitantes. Nesta edição, o destaque vai para um espaço que, durante décadas, foi muito mais do que um recinto desportivo, assumindo-se como um verdadeiro ponto de encontro social e afetivo para várias gerações de mourenses.
A sessão propõe uma viagem pelas origens do Campo Maria Vitória e pelo papel determinante que desempenhou na vida social, associativa e desportiva da cidade, sublinhando a importância do desporto como elemento de identidade e convívio comunitário.
A iniciativa contará com a participação de José Gonçalo Valente, arqueólogo da Câmara Municipal de Moura, e de Francisco Cravo, figura ligada ao Moura Atlético Clube e profundo conhecedor da história do Campo Maria Vitória.
Os interessados em participar ou obter mais informações podem contactar o setor de Turismo da Câmara Municipal de Moura, através do e-mail moura.turismo@cm-moura.pt
ou do telefone 285 251 375.
Com esta iniciativa, o Município reforça o seu compromisso enquanto Cidade Educadora, promovendo a valorização do património histórico e imaterial de Moura.














