O Centro Cultural de Beringel (CCB) passou a integrar a rede de Espaços Cardio Protegidos, na sequência da aquisição e instalação de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) pela Junta de Freguesia de Beringel.
O equipamento encontra-se devidamente instalado, sinalizado e acessível no edifício, permitindo uma resposta rápida em situações de Paragem Cardiorrespiratória (PCR). A utilização atempada de um DAE é considerada um fator decisivo para aumentar as hipóteses de sobrevivência e reduzir a gravidade das sequelas.
De acordo com a Junta de Freguesia, esta iniciativa contempla também a existência permanente de pessoas com formação certificada em Suporte Básico de Vida e utilização de DAE, formação essa ministrada pelo INEM. Em caso de emergência, uma simples chamada telefónica garantirá o acesso imediato ao interior do Centro Cultural, assegurando a rápida disponibilização do equipamento.
Este investimento insere-se numa estratégia de prevenção, proteção e promoção da saúde pública, cumprindo a legislação em vigor e reforçando a capacidade de resposta da freguesia em situações de emergência.
O presidente da Junta de Freguesia de Beringel, Vítor Besugo, em declarações à Rádio Castrense, relembra que “numa freguesia acima de tudo já mais envelhecida, este investimento é importante porque só que nós consigamos usar uma vez e salvar uma vida, todo este dinheiro que gastamos foi bem utilizado.”
A Junta de Freguesia de Beringel sublinha que esta medida reflete o seu compromisso com a segurança, a formação e o bem-estar da população, colocando a proteção da vida humana como uma prioridade fundamental.


















