A Força Aérea Portuguesa lançou um concurso público para a construção de um novo edifício destinado à Esquadra de Voo do sistema de armas A-29N, a implantar na Base Aérea n.º 11, em Beja. O procedimento tem um preço base de 2,85 milhões de euros, acrescido de IVA, e um prazo de execução de 420 dias.
De acordo com informação divulgada pelo O digital, o anúncio do concurso foi publicado recentemente em Diário da República e diz respeito a uma empreitada de obras públicas promovida pelo Comando da Logística da Força Aérea, através da Direção de Infraestruturas. A adjudicação será feita com base no critério do preço mais baixo.
A empreitada contempla a construção de uma nova infraestrutura de apoio operacional à Esquadra de Voo do A-29N, incluindo trabalhos de modelação do terreno, fundações, estrutura em betão armado e a instalação de diversas redes técnicas. Estão previstas infraestruturas elétricas, sistemas de comunicações, climatização, ventilação, deteção de incêndios e de intrusão, bem como sistemas de abastecimento e drenagem de águas e arranjos exteriores.
Segundo o programa do procedimento, a obra será executada num único contrato, não estando prevista a divisão por lotes, uma vez que se trata de uma intervenção com infraestruturas interdependentes, cuja separação poderia comprometer a funcionalidade do edifício.
As propostas deverão ser submetidas exclusivamente por via eletrónica, através da plataforma ACIN, até às 23h00 do dia 28 de janeiro de 2026.














