11.9 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

Castro Verde tem novos abrigos para o depósito de biorresíduos

A vila de Castro Verde tem novos abrigos para o depósito de biorresíduos, que já se encontram disponíveis em diversas ruas do concelho. Esta iniciativa da Câmara Municipal “visa incentivar os munícipes a adotar um gesto simples, mas de grande impacto ecológico, que permite a transformação de restos alimentares em composto natural para jardins e agricultura, reduzindo simultaneamente a quantidade de lixo enviada para aterro e promovendo uma economia circular mais verde” realça a autarquia.

Para participar neste processo, os residentes devem separar em casa os restos de comida, sejam eles crus ou cozinhados, incluindo cascas de frutas e legumes, pão, carne, peixe, ossos, borras de café e saquetas de chá. Estes resíduos devem ser colocados, preferencialmente, num saco transparente e depositados no abrigo mais próximo da residência, cuja localização pode ser consultada no mapa disponibilizado pela autarquia. É fundamental esclarecer que estas estruturas não funcionam como compostores comunitários, uma vez que os materiais são recolhidos pelo Município para tratamento especializado posterior.

A eficácia deste sistema depende da correta separação, pelo que a autarquia alerta para a importância de não colocar nos abrigos resíduos líquidos, embalagens, talheres, papéis impressos, fraldas ou dejetos de animais. Ao evitar a contaminação com plásticos, metais ou têxteis, os cidadãos garantem que os biorresíduos possam ser efetivamente devolvidos à natureza.

Com este novo sistema, Castro Verde reforça o seu compromisso com a proteção do meio ambiente, contando com a colaboração ativa de toda a comunidade.

Latest Posts

Não perder