O Município de Odemira implementou um novo Programa de Mentoria destinado a promover o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho. A iniciativa está a ser aplicada, no ano letivo 2025/2026, no Agrupamento de Escolas de São Teotónio, envolvendo alunos do 2.º e 3.º ciclos que revelam dificuldades de integração escolar, bem como estudantes com perfil e capacidade para assumir o papel de mentores.
O programa prevê a criação de parcerias entre alunos mentores e mentorandos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento pessoal, escolar e social dos participantes, valorizando a participação ativa dos próprios alunos na prevenção de situações de exclusão e insucesso escolar. A iniciativa terá continuidade nos próximos anos, estando prevista a sua extensão a todos os agrupamentos de escolas do concelho até 2029.
Entre os principais objetivos do programa estão a integração de novos alunos, a prevenção do absentismo e do abandono escolar, bem como o incentivo à cooperação entre alunos migrantes e nacionais. Pretende-se ainda melhorar o desempenho académico e os comportamentos em contexto escolar, promovendo valores como a tolerância, a empatia e o respeito mútuo.
A mentoria entre pares apresenta benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para uma melhor integração escolar, o reforço das relações interpessoais, o aumento da cooperação e a melhoria da assiduidade e do comportamento dos alunos mentorandos. Para os mentores, a participação no programa permite o desenvolvimento de competências como liderança, responsabilidade e empatia.
Este Programa de Mentoria reforça o compromisso do Município de Odemira com a inclusão social e o sucesso educativo, através de uma abordagem integrada de apoio ao desenvolvimento dos alunos do concelho. A iniciativa é financiada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e enquadra-se nas prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Social e no Programa OdeTE – Odemira Território Educativo.























