10.4 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Janeiro 25, 2026

Últimas Noticias

Beja: PCP apela aos trabalhadores do distrito que adiram à Greve Geral desta quinta-feira

A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do Partido Comunista Português (PCP) fez um apelo a todos os trabalhadores do distrito para que participem na Greve Geral convocada para o próximo dia 11 de dezembro.

O PCP identifica nos baixos salários, na precariedade, na desregulação dos horários de trabalho e no empobrecimento o motor desta ação de luta. A DORBE critica duramente o pacote laboral apresentado pelo Governo PSD/CDS, que inclui mais de uma centena de alterações à lei, classificando-o como um ataque aos direitos fundamentais dos trabalhadores que irá agravar o cenário de empobrecimento.

Entre os ataques visados pelo partido estão a limitação do direito à greve, o aumento da precariedade, a flexibilização dos horários e a redução dos direitos parentais. O PCP afirma que a intenção do Governo é clara: agravar a exploração. As propostas incluem o aumento da possibilidade de despedimentos sem justa causa, o alargamento dos motivos e da duração dos contratos a termo. Para o PCP, a solução passa por garantir que a um posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho efetivo.

A DORBE do PCP aborda ainda as recentes declarações do Primeiro-Ministro sobre aumentos salariais, considerando-as uma “resposta desesperada” face à crescente adesão à Greve Geral. O partido acusa o Governo de tentar “atirar areia para os olhos dos trabalhadores”, que enfrentam grandes dificuldades no acesso ou pagamento da habitação, na compra de bens alimentares e no pagamento de contas.

Neste sentido, o PCP reitera a sua proposta e as reivindicações dos trabalhadores: o aumento do salário mínimo para 1.050€ em janeiro de 2026 e um aumento geral dos salários de, no mínimo, 15% ou 150€.

Para dar visibilidade ao descontentamento, a DORBE do PCP informa que estará organizada uma Praça de Greve nas Portas de Mértola, em Beja, onde todos os trabalhadores em greve são convidados a concentrar-se a partir das 11 horas do dia 11 de dezembro.

O partido conclui o seu apelo, assegurando aos trabalhadores que “contam com o PCP nesta luta e na defesa de uma alternativa política que valorize o trabalho e os trabalhadores”.

Latest Posts

Não perder