13.4 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Janeiro 26, 2026

Últimas Noticias

GNR e PSP entre os 17 detidos pela PJ por suspeitas de tráfico humano e exploração de migrantes na região de Beja

Uma operação de grande dimensão da Polícia Judiciária (PJ) resultou, esta terça-feira, dia 25 de novembro, na detenção de dez militares da GNR, um agente da PSP e seis civis, por suspeitas de envolvimento numa rede criminosa de tráfico humano e exploração laboral violenta de migrantes na zona de Beja, avança a CNN Portugal.

A investigação, conduzida pela Unidade de Contraterrorismo da PJ e apoiada por cerca de duas centenas de inspetores, teve como epicentro a freguesia de Cabeça Gorda, onde centenas de trabalhadores indostânicos, muitos em situação irregular, eram alegadamente sujeitos a trabalhos forçados de sol a sol, sob coação, ameaças e controlo direto de elementos das forças de segurança.

Segundo a CNN Portugal, os militares da GNR envolvidos atuariam como capatazes das propriedades agrícolas nas suas horas vagas, colaborando com uma associação criminosa que explorava os trabalhadores através de empresas de trabalho temporário criadas para o efeito. Além de tráfico de seres humanos, os detidos estão também indiciados por auxílio à imigração ilegal, fraude fiscal e branqueamento de capitais, devido à ocultação dos lucros obtidos com o trabalho escravo.

Em comunicado, a PJ refere que as buscas ocorreram em Beja, Portalegre, Figueira da Foz e Porto, e que a organização criminosa controlava «centenas de trabalhadores estrangeiros», cobrando-lhes alojamento, alimentação e mantendo-os sob ameaça, havendo relatos de agressões físicas.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público e poderão vir a ficar em prisão preventiva.

Latest Posts

Não perder