O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) dedica o mês de novembro a celebrar a Cultura Científica, associando-se ao Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro) e à Semana da Ciência e Tecnologia. Através dos projetos “BIOALENTEC” e “SÊ CIÊNCIA”, cofinanciados pelo Alentejo 2030, o CEBAL promove um programa de iniciativas que visam aproximar a Ciência da Sociedade e fomentar o diálogo sobre sustentabilidade, inovação agroalimentar e economia circular.
O programa inicia-se a 14 de novembro, às 11h30, com o webinar “Um Dia Com… Ana Cordeiro”, que abordará o cânhamo industrial como aliado da sustentabilidade global e solução para a regeneração dos solos na região EUROACE.
No dia 21 de novembro, decorrem duas ações : de manhã, pelas 9h15, haverá uma formação e demonstração dedicada à importância do solo na gestão sustentável do montado, em colaboração com o MED e a Universidade de Évora, no CEBA em Serpa. Na parte da tarde, às 14h30, regressa o Ciclo de Conferências, em formato webinar, para debater os “Efeitos da inclusão de bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja na dieta de borregos”, destacando o potencial da economia circular no setor pecuário.
A celebração da Cultura Científica culmina a 24 de novembro, com a iniciativa “Água e Ciência de mãos dadas”, no Jardim do Bacalhau, em Beja. Entre as 9h30 e as 15h00, o CEBAL, a convite da EMAS de Beja, dinamizará experiências e jogos científicos com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.
A equipa do projeto “SÊ CIÊNCIA” estará também no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja com atividades lúdicas sobre alterações climáticas, crise hídrica e sustentabilidade, dirigidas aos alunos do 3º ciclo. O programa encerra a 27 de novembro, com uma Visita ao CEBAL, sediado no Instituto Politécnico de Beja, para alunos da instituição conhecerem o trabalho científico desenvolvido e o seu contributo para a valorização dos recursos do Alentejo.

















