O Programa Regional Alentejo 2030 lançou a 4 de novembro de 2025 dois novos avisos no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE, com o objetivo claro de impulsionar a qualificação e a visibilidade externa das atividades económicas da região, reforçando a sua competitividade e o nível de cooperação.
Com uma dotação global de 400 mil euros, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%, os avisos “Ações Coletivas – Qualificação das Empresas – PROVERE” e “Ações Coletivas – Internacionalização – PROVERE” procuram dinamizar redes de colaboração entre entidades regionais e promover fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva.
O primeiro aviso, com uma verba de 200 mil euros, apoiará projetos de capacitação empresarial que visem reforçar a produtividade e a capacidade de criação de valor das PME, sendo elegíveis ações que promovam a sensibilização para fatores críticos de competitividade, práticas de cooperação, recolha de informação económica e a adoção de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
Por sua vez, o segundo aviso, também com uma dotação de 200 mil euros, destina-se a apoiar projetos colaborativos de promoção externa, abrangendo iniciativas de prospeção e acesso a novos mercados, cooperação na área da internacionalização e promoção internacional de destinos turísticos, produtos e recursos regionais.
As candidaturas estão abertas a um leque alargado de entidades, incluindo associações empresariais e de promoção turística, agências e entidades públicas com competências em desenvolvimento económico e turismo, e entidades privadas sem fins lucrativos que colaborem neste domínio.
O período de candidaturas para ambos os avisos decorre até 27 de fevereiro de 2026, sendo estas iniciativas centrais na prioridade do Alentejo 2030 de incentivar a inovação colaborativa e a valorização dos recursos endógenos do território.




















