A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a 13.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa pública de sensibilização para o risco sísmico que se realiza anualmente em todo o país.
O exercício coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day) e pretende capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, promovendo o conhecimento das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção adequados.
Durante um minuto, os participantes — individualmente ou em grupo, em famílias, escolas, empresas e instituições públicas ou privadas — são convidados a praticar três gestos simples que salvam vidas em caso de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
A ANEPC tem vindo a alargar a participação nesta iniciativa a diversos setores da sociedade, reforçando o seu caráter educativo e comunitário. “O exercício ‘A Terra Treme’ é um ato de cidadania e um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na sua própria proteção e na segurança dos que os rodeiam”, sublinha a entidade.
O Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo convida as instituições públicas, privadas e associativas da região a aderirem ao exercício, através do registo online em www.aterratreme.pt, e a desenvolverem ações complementares, como sessões de esclarecimento, exercícios de evacuação ou campanhas internas de sensibilização.
Segundo Carlos Pica, Comandante Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, este evento “propõe a todos, não só a gente de Proteção Civil, mas toda a gente: sejam escolas, entidades patronais, empresas, para que no próximo dia 5 de novembro, por volta das 11h05min, se possa fazer um pequeno exercício em contexto real, ou seja, levar o exercício a avante efetivamente, e não ficar só pela teoria, cumprindo também aquilo que nós difundimos.”
A iniciativa integra o esforço nacional para promover uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, reforçando a preparação coletiva face ao risco sísmico e de tsunami.

















