O ranking da Liga Intermunicipal da Reciclagem, promovida pela Resialentejo, revelou os municípios com melhor desempenho na recolha seletiva de resíduos nos primeiros oito meses de 2025. Castro Verde conquistou o primeiro lugar, destacando-se com um total de 106,7 kg de resíduos recolhidos por habitante.
A métrica, que contabiliza os resíduos recolhidos entre 01 de janeiro e 31 de agosto de 2025, por quilo por habitante, coloca o município de Castro Verde no topo, com uma larga margem sobre os restantes.
A tabela demonstra um forte empenho na separação de lixo em vários concelhos, com o pódio a ser completado por:
- 2º Lugar: Ourique, que atingiu 95,9 kg/hab.
- 3º Lugar: O concelho de Serpa (identificado pelo seu logótipo “Serpa Terra Forte”), com 79,9 kg/hab.
Abaixo do top 3, seguem-se Mértola em 4º lugar (71,5 kg/hab) e o quinto classificado (69,6 kg/hab), demonstrando uma competição acirrada pela eficiência na gestão de resíduos na região.
A análise detalhada dos dados revela que a recolha de Biorresíduos (Orgânico) é a categoria que mais impulsiona o desempenho dos líderes. Castro Verde, por exemplo, recolheu 46,8 kg/hab nesta categoria, quase metade do seu total.
Outros municípios como Beja (64,0 kg/hab, em 7º lugar) também integram a lista de avaliados, que considera as categorias de Embalagens (plástico, papel/cartão e vidro), Biorresíduos e Outros (pilhas, óleos e REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos).
