A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, 1 de outubro, a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa de policiamento comunitário que se prolonga até 16 de novembro em todo o território nacional. A ação visa reforçar o sentimento de segurança e promover a autoproteção junto da população idosa mais vulnerável, que vive sozinha ou isolada. O período da operação coincide com a celebração do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, sublinhando o foco na proximidade e na proteção desta faixa etária.
Cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) serão mobilizados, em articulação com parceiros locais e nacionais, para intensificar o contacto com os idosos. O principal objetivo é alertar para comportamentos de segurança que ajudem a reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, como violência, burla e furto.
Desde a sua primeira edição em 2011, a Operação “Censos Sénior” tem permitido à GNR atualizar e dirigir o apoio a esta população, criando um clima de maior confiança. Na edição de 2024, a Guarda sinalizou um total de 42 873 idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, tendo reportado as situações mais críticas às entidades parceiras, especialmente de apoio social, para acompanhamento futuro. Os distritos com maior número de sinalizações foram Guarda (5 606), Vila Real (5 143) e Faro (3 496). Em 2024, a GNR realizou também um total de 369 ações em sala e 4 859 ações porta a porta, abrangendo 31 210 idosos.
Para a edição de 2025, a operação será prolongada e reforçada. A Guarda intensificará os esforços para alertar para os riscos de violência, burlas e furtos em residências, combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitar os idosos para uma utilização mais segura da internet. Este compromisso tem sido uma prioridade ao longo do ano, com a GNR a realizar, entre 1 de janeiro e 15 de setembro de 2025, um total de 8 160 ações de sensibilização, das quais 7 591 foram realizadas porta-a-porta.
A Operação “Censos Sénior” integra-se no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, que visa garantir melhores condições de segurança e tranquilidade através de um policiamento mais próximo e humano. A necessidade desta intervenção é sublinhada pelos dados criminais na zona de responsabilidade da GNR: entre 1 de janeiro e 15 de setembro de 2025, registaram-se 1 942 ocorrências de burlas, 4 964 crimes de furtos e 327 crimes de roubos em que os idosos foram vítimas. No mesmo período, a Guarda procedeu à detenção de 92 pessoas pela prática destes crimes.
Através desta operação, a Guarda Nacional Republicana reafirma o seu compromisso de proximidade e empatia, visando cuidar e “GUARDAr” a população idosa.