24.9 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Outubro 3, 2025

Últimas Noticias

Festival Terras Sem Sombra ruma a Sines com vozes femininas de Itália:

O Festival Terras sem Sombra (TSS) está no litoral alentejano, a 11 de Outubro, com um concerto em Sines. Em destaque estará o Coro della Farnesina, de Roma, que sobe ao palco do Auditório do Centro de Artes de Sines para interpretar o emblemático “Stabat Mater” de Giovanni Battista Pergolesi.

O espetáculo, sob a direção musical da maestrina ítalo-venezuelana Fabiola Pereira e com o acompanhamento da organista coreana Kim Mi Hee, insere-se na temática da presente temporada do TSS — “Autoras, Intérpretes, Musas: O Eterno Feminino e a Condição da Mulher na Música (Séculos XIII-XXI)” —, celebrando o talento e a excelência musical feminina.

A obra de Giovanni Battista Pergolesi, composta em 1736, é uma das mais significativas do Barroco sacro europeu. Intitulado “Paixão, Morte, Ressurreição: Stabat Mater, de G. B. Pergolesi”, o concerto promete uma noite de profunda intensidade. Composto por 12 andamentos, o “Stabat Mater” percorre a dor da Virgem Maria junto à cruz, numa alternância entre ternura, dramatismo e espiritualidade luminosa.

O Coro della Farnesina, fundado em Roma em 2008, é reconhecido internacionalmente pela sua especialização nos repertórios renascentista e barroco, sendo um símbolo de diversidade e rigor estético. A sua vinda a Sines realça a longa e profunda relação histórica e cultural do concelho com a Itália, visível desde o período romano até aos projetos de engenharia civil do século XX.

A anteceder o momento musical, o Festival reserva a tarde de sábado (15h00) para a sua habitual atividade de valorização do património cultural. A visita “Hoje como Ontem: A Fábrica de Cortiça de Sines” convida à descoberta de uma indústria que moldou a identidade e a economia local desde o século XIX.

O roteiro, com ponto de encontro no Castelo de Sines e orientado pelo empresário José Francisco Leal e pelo coordenador do Museu de Sines, Ricardo Estevam Pereira, traça a memória de um setor que, em 1911, empregava um terço da população ativa do concelho, antes da profunda transformação económica do final do século XX.

O Festival Terras sem Sombra é de acesso livre e gratuito, resultado de uma parceria com o Município de Sines e a Embaixada de Itália em Lisboa. O evento marca o regresso do TSS ao apoio sustentado da Direção-Geral das Artes.

Latest Posts

Não perder