A bióloga Estrela Matilde, natural de Santiago do Cacém, foi nomeada Diretora Executiva da Liga para a Proteção da Natureza (LPN).
Após 11 anos na Ilha do Príncipe, onde liderou a Fundação Príncipe, Estrela Matilde regressa a Portugal para assumir a direção da mais antiga organização não-governamental de ambiente da Península Ibérica.
Com mais de 15 anos de experiência em projetos de conservação, a bióloga regressou ao Alentejo em 2024, sublinhando que o objetivo era encontrar «uma nova ilha» no trabalho de proteção da natureza em Portugal.
Ao assumir a liderança da organização, Estrela Matilde compromete-se a «honrar a história desta que é a mais antiga ONG da Península Ibérica» e a trabalhar «para o contínuo crescimento e impacto da Liga para a Protecção da Natureza».
O percurso de Estrela Matilde inclui distinções como o prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher (2018), a Menção Honrosa nos prémios VISÃO + Grupo Águas de Portugal (2022) e o Whitley Award, conhecido como “Óscar do Ambiente” (2022).
A LPN, que caminha para oito décadas de existência, mantém como missão a defesa da biodiversidade, a gestão sustentável dos recursos e a promoção de uma cidadania ambiental ativa.
Fonte: O Digital