Uma delegação do Ministério da Integração Europeia da Sérvia visitou Ourique na passada quinta-feira, 11 de setembro, numa iniciativa focada na partilha de boas práticas sobre a gestão de fundos da União Europeia. A comitiva escolheu Ourique para a visita de estudo devido ao seu reconhecimento como “Capital do Porco Alentejano” e ao trabalho desenvolvido na valorização desta raça, que liga o turismo, a promoção económica e o desenvolvimento do território.
A visita começou na Biblioteca Municipal, onde a delegação sérvia participou numa sessão de apresentação, organizada pela Câmara Municipal de Ourique e pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA). Durante o evento, foram discutidos o impacto do Porco Alentejano na economia local e a importância da sua certificação e promoção.
Em seguida, a comitiva realizou uma visita técnica à empresa Montaraz, em Garvão, “uma referência nacional na indústria”. Os representantes sérvios puderam observar de perto todo o processo de transformação e valorização da carne, compreendendo como a articulação entre a produção pecuária, a gastronomia e o turismo impulsiona a economia e a imagem de todo o território de Ourique.
A visita “representou um momento de partilha de experiências e de reconhecimento internacional da estratégia de desenvolvimento económico adotada pelo município, que tem conseguido valorizar um recurso endógeno único” realça a autarquia.