A Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), divulgou os primeiros sete nomes que compõem a sua lista de candidatos à Câmara Municipal de Beja.
A lista é encabeçada por Vítor Picado, de 47 anos, natural da freguesia de Cabeça Gorda. Com uma carreira dedicada ao poder local, Picado é atualmente vereador da Câmara de Beja, eleito pela CDU, e Secretário-Geral da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL). A sua experiência inclui mandatos como vice-presidente e a sua formação académica em psicologia.
Em segundo lugar, a coligação aposta em Evaristo Amaro, de 55 anos, um candidato independente. Licenciado em solicitadoria e com vasta experiência em registos e notariado, Amaro foi delegado distrital da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução e eleito em cinco mandatos na Assembleia de Freguesia de Santa Clara de Louredo.
A terceira candidata é Fátima Estanque, de 50 anos, psicóloga com especializações em diversas áreas e membro do PCP. A sua atuação profissional inclui o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Beja. Fátima Estanque “também tem experiência em órgãos de freguesia e é dirigente sindical”
A lista continua com Gabriela Saraiva, de 49 anos, investigadora e docente nas áreas de gerontologia e neurociência. Militante do PCP, Saraiva dedica-se ao estudo do envelhecimento ativo e colabora com associações de apoio a pessoas com demência.
O quinto lugar é ocupado por Paulo Ribeiro, de 54 anos. Cantautor e militante do PCP, Ribeiro é conhecido pelo seu trabalho em torno do Cante Alentejano, como ensaiador de grupos corais e formador. Foi distinguido com vários prémios, incluindo a Medalha de Mérito Artístico e Cultural da Câmara Municipal de Beja.
Em sexto lugar, a CDU apresenta António Rosa, de 61 anos, trabalhador da Câmara de Beja e dirigente sindical do STAL, que concorre como independente.
A lista dos sete primeiros candidatos encerra com Carla Lança, de 50 anos, empresária em Beja e militante do PCP. Com 27 anos de experiência no setor, Lança “traz para a candidatura o conhecimento dos desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas”.
