23.8 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 28, 2025

Últimas Noticias

Ourique promove tradicionais Festas de Santa Maria, de 14 a 17 de agosto

De 14 a 17 de agosto, Ourique voltará a ser palco das Festas de Santa Maria. Com entradas livres, a celebração “é um ponto de reencontro para várias gerações, onde a memória e a identidade cultural de Ourique são honradas e celebradas”.

A abertura das festividades, na noite de 14 de agosto, ficará a cargo de Nininho Vaz Maia, conhecido pelo seu estilo único e forte ligação com o público. No dia seguinte, 15 de agosto, a dupla Anjos, com mais de duas décadas de carreira e um repertório que atravessa gerações, subirá ao palco. Já a noite de 16 de agosto contará com a atuação do Quinteto Trio Odemira, banda que o texto descreve como “a mais neorromântica do eixo Odemira-Sines-Ourique”, e herdeira de um nome marcante da música portuguesa.

As Festas de Santa Maria são um momento de união, onde tradições seculares são revividas e partilhadas. Desde a procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção até aos espetáculos musicais e à largada de touros, estas celebrações são um testemunho da importância de preservar e celebrar o património cultural e identitário de Ourique.

O programa foi pensado para todos os públicos e ritmos, com momentos para todas as gerações. Além dos concertos, haverá largada de touros, exposições, mercadinhos, atividades para crianças, bailes, grupos corais e DJs que prolongarão a celebração pela noite dentro. A animação espalhar-se-á pelas ruas, largos e espaços da vila, envolvendo a população num ambiente de festa partilhada.

As celebrações estendem-se até domingo, 17 de agosto, com encontros no Rossio do Poço, onde a tradicional sardinhada da vila, a garraiada à alentejana e a açorda de encerramento manterão viva a ligação à terra e às suas gentes.

Para os ouriquenses e habitantes do concelho e do Baixo Alentejo, “esta celebração confunde-se com a sua própria história, atravessando várias gerações. É a festa que evoca a memória do tempo em que os próprios moradores faziam, com as suas mãos, as flores que enfeitariam as ruas da vila, e que recorda o som dos foguetes e das bandas filarmónicas pela alvorada.

É o evento que traz à memória as quermesses e a coragem dos jovens diante da ferocidade das vacas na praça de madeira atrás da Câmara Municipal. “São estas memórias e tradições que se reavivam e se celebram, ano após ano, mantendo viva a essência da comunidade” frisa o município de Ourique.

O programa completo das Festas de Santa Maria será divulgado em breve pela organização.

Latest Posts

Não perder