A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre o primeiro Plano Europeu de Habitação a Preços Acessíveis, focado em combater a crise habitacional que afeta milhões de europeus. O plano, que deverá entrar em vigor no próximo ano, visa apoiar os Estados-Membros, regiões e municípios da UE a desbloquear o investimento público e privado para melhorar o acesso a habitação a preços acessíveis.
Dan Jorgensen, comissário da Energia e Habitação, destacou a importância de combater esta crise e de garantir habitação digna, sustentável e a preços acessíveis para todos os europeus.
Esta consulta pública, que decorre na sequência de um convite à apreciação, é a segunda fase de recolha de opiniões das partes interessadas sobre temas relevantes como o financiamento, auxílios estatais, a simplificação e o arrendamento. Cidadãos e outras partes interessadas podem apresentar as suas opiniões até 17 de outubro de 2025. A iniciativa insere-se nos esforços da Comissão para melhorar a sustentabilidade e a acessibilidade dos preços da habitação na UE.