O Centro Alqueva, gerido pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., acolhe hoje de julho, o primeiro de três eventos temáticos que integram o programa “Ciência Viva no Verão 2025”. Sob o título “Alqueva – Da Engenharia ao Desenvolvimento do Território”, esta iniciativa propõe uma experiência imersiva que conecta engenharia, território e sustentabilidade, convidando o público a desvendar os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal.
Este evento inaugural, uma parceria com a Ciência Viva, proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar o funcionamento da imponente Barragem de Alqueva. Através de exposições detalhadas e modelos explicativos, os visitantes compreenderão a operação da barragem, o papel da central hidroelétrica e a complexa rede de canais que distribui água para milhares de pessoas e vastas áreas agrícolas. Um dos pontos altos da visita será o acesso a uma galeria técnica no interior da barragem, oferecendo uma perspetiva privilegiada sobre a magnitude da obra.
A participação da EDIA no programa “Ciência Viva no Verão” sublinha o seu “compromisso com a divulgação científica, a educação ambiental, a promoção de energias renováveis e a gestão sustentável da água e valorização do território alentejano”- segundo a empresa “enquanto entidade responsável por um projeto de relevância nacional, visa tornar acessível ao público o conhecimento sobre infraestruturas cruciais para o desenvolvimento económico e ambiental da região.”
Os restantes dois eventos temáticos que o Centro Alqueva receberá ao longo do verão serão divulgados oportunamente, prosseguindo com a missão de desvendar as múltiplas vertentes deste inovador projeto.