O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou hoje o balanço das operações realizadas no distrito entre 7 e 13 de julho, que, para além da atividade diária, visaram a prevenção e o combate à criminalidade, em particular a criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária. Durante este período, foram detidos 17 indivíduos em flagrante delito.
Das detenções efetuadas, seis foram por condução sob o efeito do álcool e cinco por condução sem habilitação legal, evidenciando o foco da GNR na segurança rodoviária. Três indivíduos foram detidos por furto de produtos agrícolas, um por outros crimes contra a vida e um por violação de imposições, proibições ou interdições.
No que concerne às apreensões, os dados operacionais são significativos, incluindo 5 110 euros em numerário e uma considerável quantidade de estupefacientes: 3 080 doses de heroína, 2 349 doses de haxixe e 2 155 doses de cocaína, além de cinco quilogramas de uma substância indeterminada. Foram também apreendidas 244 munições de vários calibres, bem como um vasto arsenal de objetos, entre os quais 35 telemóveis, 30 bastões extensíveis, 18 armas de ar comprimido, 11 balões e oito botijas de óxido nitroso, 10 balanças de precisão, sete veículos automóveis, seis carabinas, cinco anéis em ouro, quatro pistolas, três motociclos, três catanas, três revólveres, três réplicas de arma de fogo, dois frascos de amoníaco, duas trotinetes, dois brincos em ouro, dois velocípedes, dois marcadores de paintball, uma scooter elétrica, uma capa de dentes em ouro, uma carta de condução e um punhal.
A fiscalização de trânsito resultou na deteção de 194 infrações. As mais comuns foram 54 por excesso de velocidade, 14 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, 14 por infrações relativas a tacógrafos e 10 por excesso de álcool. Sete infrações estavam relacionadas com pneumáticos, seis com a utilização indevida do cinto ou sistema de retenção para crianças, cinco por falta de seguro de responsabilidade civil, quatro por excesso de peso e duas por utilização de telemóveis. No mesmo período, foram registados 43 acidentes, que resultaram em 11 feridos leves.
No âmbito da fiscalização geral, a GNR detetou 42 infrações, sendo 23 no âmbito da polícia geral, 18 relativas à proteção da natureza e ambiente e uma relacionada com o consumo de estupefacientes.