Serpa: Oficinas de Verão já arrancaram – acolhem 342 crianças

0
18

As Oficinas de Verão 2025 já estão em pleno funcionamento no concelho de Serpa, acolhendo este ano 342 crianças e dando assim apoio a 300 famílias. “Com um número recorde de participantes, o programa foi reforçado em todos os aspetos: mais crianças, mais monitores, mais espaços e mais atividades” destaca a autarquia serpense.

O Município de Serpa garante que “continua a apostar fortemente neste projeto”, sublinhando “a importância das parcerias locais que têm sido fundamentais para o seu sucesso, em especial nas freguesias”. Destaque para o apoio das Associações de Pais de Pias e de Vila Nova de São Bento, assim como para a colaboração da Creche Nossa Senhora de Guadalupe, que assegura apoio logístico e técnico em Serpa.

Quase 50 monitores integram a equipa deste ano, a maioria jovens estudantes do concelho, que veem neste programa uma oportunidade única de aplicar os seus conhecimentos, adquirir experiência e contribuir para a comunidade. O reforço da equipa permite ainda responder melhor às necessidades das crianças com necessidades educativas específicas, garantindo um acompanhamento mais inclusivo, atento e adaptado.

Durante as próximas semanas, os participantes vão envolver-se em atividades diversificadas, promovidas por técnicos do município e por profissionais de entidades parceiras do concelho. As atividades integram-se principalmente nas áreas do Desporto, Expressão Plástica, Costura, Património, Saúde e Cidadania. Mais uma vez as crianças vão usufruir ainda das piscinas de Serpa e Pias.

Estas atividades procuram proporcionar momentos de aprendizagem, convívio e diversão, num ambiente seguro, educativo e estimulante.

A Câmara de Serpa realça que “a frequência no programa é gratuito para as famílias, representando um investimento municipal significativo, estimado em cerca de 100 mil euros”.

O principal objetivo do Município de Serpa com estas oficinas “é garantir que, durante a pausa letiva, as crianças do concelho tenham a oportunidade de brincar, aprender num ambiente acolhedor e enriquecedor”.