A Federação do Baixo Alentejo do PS continua “a disparar em todas as direções, por nervosismo, por falta de noção ou então mesmo por falta de honestidade política” diz a distrital de Beja do PSD – Partido Social Democrata em comunicado.
Gonçalo Valente, deputado do PSD eleito por Bejam frisa que, “desta vez vem exigir a reposição imediata das carruagens intercidades na linha do Alentejo, mais propriamente na ligação Casa Branca – Lisboa”.
“O Partido Socialista não quer mais do que eu (Gonçalo Valente) que as composições que circulavam nesta linha voltem ao seu lugar de origem, mas nem por sombras e em circunstância alguma. Acontece que “para fazermos esta exigência devemos primeiro ser honestos com nós próprios, e o PS sabendo o estado em que deixou a ferrovia nunca poderia adotar esta postura populista”.
“A solução que o governo socialista encontrou para reforçar a ferrovia nacional foi comprar carruagens em final de vida a Espanha e requalificá-las, esquecendo-se que o aspeto visual não se substitui aquilo que é a fiabilidade do material circulante, o seu motor. Os motores vieram com muitos kms e completamente “cansados”, logo é muito natural que as avarias sejam frequentes, o que resulta em constantes reparações e à retirada das composições das linhas férreas” explica o parlamentar.
Gonçalo Valente sublinha que, “sempre que surgem estes constrangimentos a CP recorre à rede nacional e faz substituições para que os serviços sejam garantidos, ou seja, retira de um lado para pôr noutro, e para que as linhas de onde foram retiradas as composições continuem em atividade, muitas das vezes recorrem a locomotivas mais antigas” e acrescenta que “a nossa linha do Alentejo tem-se furtado a estas substituições até à data, desta vez calhou-nos a nós”.
Gonçalo Valente questiona-se: “Se estou contente com a decisão da CP? Não estou. Se estou conformado? Nunca”
“Vem o PS dizer que o Baixo Alentejo sempre foi discriminado no que toca à ferrovia, verdade e que nas últimas décadas circulam as locomotivas piores do país, e pergunto eu: Quem é que governou nos últimos 8 anos? Quem é que governou 23 dos últimos
30 anos? Pois, precisamente o PS. Por que razão não fez nessa altura aquilo que vem denunciar agora?” pode ler-se no comunicado.
“É que agora este governo herdou uma situação muito difícil e não tem uma resposta imediata porque tem um concurso para novos comboios em litigância e este material não se consegue comprar num stand como se compra um automóvel” ironiza o deputado laranja.
O plano de recuperação do material circulante que o PS fala que iniciou em 2019, “são os tais comboios que foram comprar a Espanha e que estavam em fim de vida. Foi desativar a linha férrea Beja-Funcheira e manter a geringonça que faz a ligação Beja – Casa Branca. Foi esta a solução” sublinha Gonçalo Valente.
O deputado da AD eleito por Beja diz estar “a acompanhar o processo”, afirma ter batido “a várias portas” e o que podemos esperar “é uma
intervenção o mais rápido possível para que a reposição seja feita o quanto antes”.
Quanto ao PS, diz o parlamentar, “era de esperar uma boa dose de humildade e de consciência daquilo que nos fizeram ao longo dos anos, assim não cairiam no ridículo como têm caído ultimamente”.