18.6 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Outubro 13, 2025

Últimas Noticias

Alunos de Beja apresentam tecnologia contra incêndios no Encontro Regional “Apps for Good”

A Escola Secundária D. Manuel I, de Beja, marca presença no Encontro Regional Centro-Sul da 11.ª edição do programa educativo tecnológico Apps for Good. O evento realiza-se hoje, dia 1 de julho, a partir das 13h00, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Este encontro reúne 55 projetos de escolas do ensino básico e secundário da região centro-sul, num momento de partilha e competição, onde jovens demonstram como a tecnologia pode responder a desafios reais das suas comunidades, e a “proposta dos alunos de Beja é o “SOS FOGO”, uma aplicação móvel orientada para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Proteger a vida terrestre.”

Segundo a escola, “recorrendo ao GPS e à câmara dos dispositivos móveis, a app identifica áreas de vegetação que não cumprem as distâncias legais de segurança face a vias de circulação ou edifícios; a ferramenta avalia o grau de risco e alerta as autoridades competentes em caso de ameaça de incêndio, contribuindo para a prevenção e resposta rápida a situações de perigo, promovendo maior segurança e proteção ambiental.”

Na sua 11.ª edição, o programa “Apps for Good” afirma-se como um programa inovador que mobiliza alunos do 5.º ao 12.º ano e os seus professores para o desenvolvimento de aplicações tecnológicas com impacto social. Desde a sua criação, o programa já envolveu mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e mais de 700 escolas.

João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, entidade responsável pela implementação do programa, sublinha que “o programa Apps for Good tem uma ligação muito direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na medida em que procura capacitar jovens para criar soluções tecnológicas que atendam a problemas reais da sociedade e do meio ambiente”. Baracho acrescenta que, ao proporcionar uma formação prática e inclusiva, o programa “abre oportunidades para que jovens de diferentes contextos tenham acesso à tecnologia e à inovação, ajudando a diminuir desigualdades e a construir um futuro mais sustentável”.

Os projetos vencedores deste Encontro Regional Centro-Sul garantem um lugar na final nacional, agendada para setembro, onde se irão juntar aos finalistas da Madeira e das Comunidades Portuguesas no Estrangeiro, dos Açores, e do Encontro Regional do Norte, marcado para 4 de julho. Esta final reunirá os melhores projetos nacionais, demonstrando o potencial da juventude como motor de inovação social e digital

Latest Posts

Não perder