O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) abriu a primeira fase de candidaturas para os seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) para o ano letivo de 2025/2026. Os interessados têm até 20 de julho para se inscreverem numa vasta gama de formações que visam responder às necessidades do mercado de trabalho na região e além.
Os CTeSP do IPBeja “representam uma excelente oportunidade para quem procura uma qualificação ou requalificação técnica e profissional, bem como para aqueles que desejam reforçar e diversificar as suas habilitações académicas. Além dos cursos oferecidos no campus principal em Beja, o instituto expande a sua oferta para outras localidades do Alentejo” frisa a instituição de ensino superior.
A oferta formativa para 2025/2026 é abrangente, cobrindo diversas áreas do conhecimento. Entre os cursos disponíveis estão Agropecuária Mediterrânica, Apoio à Infância, Apoio em Cuidados Continuados Integrados (disponível em Beja e Castro Verde), Comércio Internacional (disponível em Odemira), Culturas Regadas, Desporto, Lazer e Bem-Estar (disponível em Beja e Odemira), Gestão de Organizações Sociais, Informação e Comercialização Turística (disponível em Odemira), Psicogerontologia, Redes e Sistemas Informáticos, Serviços Jurídicos, Som e Imagem, Tecnologia e Inovação Alimentar, Tecnologias Agroambientais e Sustentabilidade (disponível em Almodôvar), Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança (disponível em Mértola) e Tecnologias Web e Dispositivos Móveis.
A descentralização dos CTeSP para municípios como Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Odemira “permite que mais pessoas tenham acesso a formação de qualidade perto das suas residências”. Especificamente, Almodôvar acolhe o curso de Tecnologias Agroambientais e Sustentabilidade; Castro Verde, Apoio em Cuidados Continuados Integrados; Mértola, Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança; e Odemira oferece Comércio Internacional, Desporto, Lazer e Bem-Estar, e Informação e Comercialização Turística.
Os CTeSP são acessíveis a um leque alargado de candidatos, incluindo titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente. Também podem candidatar-se indivíduos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior para Maiores de 23 Anos (M23), realizadas para o curso em questão, nos termos do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março. Detentores de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) ou de um Diploma de Técnico Superior Profissional (CTeSP) e titulares de um grau de Ensino Superior também são elegíveis.
Para mais informações e para consultar o portfólio completo dos CTeSP, os interessados devem visitar o site oficial do IPBeja em https://www.ipbeja.pt/cursos/cstp/Paginas/default.aspx.




















