A 12.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) tem o seu início hoje, 22 de maio, com uma cerimónia de abertura agendada para as 18h, na Cafetaria do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja. A Embaixadora do Chile em Portugal estará presente na inauguração, uma vez que o Chile é o país convidado desta edição.
O primeiro dia do festival contará com uma programação intensa e três espetáculos em dois concelhos alentejanos:
- Às 21h30, o Auditório do Pax Julia recebe a companhia chilena Teatro Niño Proletario com a peça “Nadie Lee Fuego Mientras Todo Se Está Quemando”, que representa o país convidado.
- Mais tarde, às 23h, a Galeria do Desassossego, em Beja, acolhe “Yo No Tengo Donde Estar”, uma coprodução entre as companhias Traspuesto (Chile) e Diablo Rojo (Espanha).
- Em Ferreira do Alentejo, a programação descentralizada do FITA começa com a peça “Os Ovos da Serpente”.
Promovido pela companhia Lendias d’Encantar, o FITA decorrerá até 31 de maio, estendendo-se a nove municípios alentejanos: Beja, Mértola, Cuba, Portalegre, Odemira, Ferreira do Alentejo, Ponte de Sor, Santiago do Cacém e Aljustrel. O festival apresentará um total de 32 espetáculos, com a participação de 17 companhias de Portugal, Chile, Argentina, Brasil, Honduras e Espanha, abrangendo diversos géneros e linguagens cénicas contemporâneas.
A programação completa do festival está disponível em www.lendiasdencantar.com.