A cidade de Beja volta a ser palco da tradicional Festa do Azulejo, que decorre hoje, 6 de maio, e amanhã, 7 de maio. A iniciativa é promovida pela Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, em colaboração com a Câmara Municipal e os Agrupamentos de Escolas do concelho.
O evento, que se desenrola no Clube UNESCO e no Castelo de Beja, tem como principal propósito “fomentar a educação patrimonial e fortalecer a identidade cultural local, envolvendo ativamente a comunidade escolar, desde o jardim de infância até ao ensino secundário”.
A abertura oficial da Festa do Azulejo aconteceu hoje, às 18h30, no Clube UNESCO, com a inauguração da exposição coletiva de artes plásticas intitulada «Reflexos». Já amanhã, 7 de maio, as atividades terão lugar durante a manhã no Castelo de Beja, com um programa diversificado que inclui visitas e roteiros guiados, jogos tradicionais, sessões de histórias, bailes de roda, pinturas faciais, atividades musicais com músicos locais e teatralizações de painéis de azulejos.
Está também agendada para amanhã a inauguração da exposição «Azulejar com Arte», na galeria de exposições do Castelo, onde serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas nº2 de Beja.