O projeto CEGMA 2.0 será inaugurado pelas 12h30, numa cerimónia que contará com as presenças da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, e do presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles.
A obra de 1,4 milhões de euros, foi financiada em 85% por fundos comunitários, tendo como objetivo dotar o espaço do LNEG em Aljustrel “de meios avançados de investigação, facilitando o desenvolvimento de novos projetos em geologia e prospeção mineral”, além de contribuir “para o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo e da Faixa Piritosa Ibérica”.
O LNEG, em comunicado, diz que o projeto CEGMA 2.0 “permitiu a ampliação do Edifício de Apoio e da Litoteca de Aljustrel”, assim como “a integração de energias renováveis visando uma melhor eficiência energética das instalações”.
O investimento visa equipar o LNEG de Aljustrel “de meios analíticos e de processamento de rochas e minerais, favorecendo a aplicação de técnicas de datação de rochas (em contexto de estratigrafia ou de prospeção mineral), de estudos de geoquímica, de petrografia e de cartografia geológica, geoquímica e geofísica”.