Num acordo que assinala “um passo ousado no sentido de melhorar as capacidades de cibersegurança”, o CEO da Fujitsu Portugal Alexandre Ferreira e a Presidente do Instituto Politécnico de Beja Fátima Carvalho uniram forças para estabelecer o Fujitsu CyberSecurity Fusion Center no campus universitário.
A assinatura desta colaboração estratégica “representa um marco significativo, à medida que duas entidades líderes nas suas respetivas áreas se unem para enfrentar os desafios crescentes da segurança cibernética no cenário digital atual” sublinha a Fujitsu Portugal.
A mesma fonte refere que “ao aproveitar a experiência da Fujitsu em soluções de cibersegurança e o compromisso do Instituto Politécnico de Beja com a inovação e a educação, a parceria visa localizar um centro de serviços, investigação, formação e colaboração em cibersegurança na referida cidade”.
O Fujitsu CyberSecurity Fusion Center “servirá como um ponto focal para o avanço do conhecimento e das capacidades de segurança cibernética, fornecendo uma plataforma para a colaboração entre a indústria e a academia, bem como para formar a próxima geração de profissionais de segurança cibernética” revela a mesma fonte.
“Através de instalações de última geração e do acesso às últimas tecnologias da Fujitsu, estudantes, investigadores e profissionais da indústria terão a oportunidade de explorar desafios de cibersegurança do mundo real e desenvolver soluções inovadoras”, esclarece a Fujitsu.
Ao comentar a parceria, o CEO da Fujitsu Portugal Alexandre Ferreira manifestou entusiasmo pela colaboração, afirmando: “Esta iniciativa sublinha o compromisso da Fujitsu em capacitar as organizações com soluções robustas de cibersegurança. Ao estabelecermos parceria com o Instituto Politécnico de Beja , pretendemos promover uma cultura de sensibilização para a cibersegurança e inovação, reforçando, em última análise, a resiliência digital das empresas e da sociedade como um todo.”
Fazendo eco deste sentimento, a Presidente do Instituto Politécnico de Beja Fátima Carvalho enfatizou o impacto transformador da colaboração na educação e investigação em cibersegurança. “A nossa parceria com a Fujitsu Portugal representa uma excelente oportunidade para colmatar a lacuna entre a academia e a indústria no campo da cibersegurança. Juntos, cultivaremos um ecossistema dinâmico que promove a colaboração, a troca de conhecimento e a inovação, posicionando tanto a Fujitsu como o Instituto Politécnico de Beja na vanguarda da excelência em segurança cibernética.”
À medida que as ameaças à cibersegurança continuam a evoluir em complexidade e escala, a criação do Fujitsu CyberSecurity Fusion Center “sublinha a importância da colaboração proactiva e do investimento na educação e investigação em cibersegurança”.
Através desta iniciativa inovadora, a Fujitsu Portugal e o Instituto Politécnico de Beja “reafirmam o seu compromisso em impulsionar a inovação, salvaguardar os activos digitais e moldar um futuro seguro para as gerações vindouras”.