Os filmes “Salgueiro Maia: O Implicado” (5 de abril), “A Herdade” (12 de abril), “Soares é Fixe” (19 de abril) e “Revolução (sem) Sangue” (26 de abril) vão ser exibidos em Castro Verde, às sextas-feiras, pelas 21h30, no Cineteatro Municipal, no âmbito das comemorações do 50º Aniversário da Revolução dos Cravos e do Festival “Primavera de Abril”.
“Salgueiro Maia: O Implicado”, do realizador Sérgio Graciano, é o primeiro dos quatro filmes a exibir no Cineteatro Municipal, já no dia 5 de abril. Numa abordagem moderna, intimista e emocional, o filme retrata as histórias inéditas do Capitão de Abril, as pequenas revelações que permitem ver de onde vinha a moderação, a valentia e a firmeza que foram chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.
No dia 12 será exibido o filme “A Herdade”, de Tiago Guedes, a saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, que convida o espetador a mergulhar profundamente nos segredos da sua Herdade, fazendo o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a Revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.
Em “Soares é Fixe”, mais um filme de Sérgio Graciano, que será exibido no dia 19 de abril, o público é convidado a acompanhar Mário Soares na disputa pela segunda volta das Eleições Presidenciais. Com o país dividido entre esquerda e direita e as emoções extremadas, Mário Soares pode ser o único capaz de garantir a estabilidade e pacificação política e de unir o país.
O Ciclo de Cinema “Primavera de Abril” termina no dia 26, com o filme “Revolução (sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa. Baseado em factos reais, o filme conta a história de quatro jovens que seguem as suas vidas num regime ditatorial. Embora não se conhecessem, o dia 25 de Abril de 1974 trouxe-lhes um destino comum e a ânsia pela liberdade levou-os, junto com a multidão, para as ruas.
Promovido pelo Município de Castro Verde, “este ciclo de cinema pretende reforçar a importância desta data histórica, valorizando os princípios da liberdade e da democracia, através da celebração e preservação dos valores e das conquistas da Revolução”, realça a autarquia castrense.
Os bilhetes são gratuitos e devem ser levantados no Posto de Turismo de Castro Verde e na Bilheteira do Cineteatro Municipal de Castro Verde.