A Câmara Municipal de Aljustrel começou, esta semana, a proporcionar visitas específicas ao Parque Mineiro de Aljustrel aos alunos que frequentam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário no concelho, anuncia a autarquia aljustrelense.
Mais de 900 crianças e jovens vão, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, “visitar aquele que é o maior investimento municipal alguma vez feito na área do turismo no concelho.”
A autarquia lembra que “a prioridade do executivo municipal tem sido, nestes primeiros tempos, dar a conhecer esta nova infraestrutura à comunidade local e estas visitas encontram-se enquadradas no âmbito da estratégia de divulgação que foi previamente definida”.
O objetivo é, segundo a mesma fonte, “mostrar às novas gerações a identidade, o património e as vivências do território que habitam. Uma ação que pretende, por isso, fomentar o gosto pelas raízes e, ao mesmo tempo, proporcionar um encontro educativo com a história, com a cultura, com a investigação, com a geologia e com a ciência”.
A Câmara Municipal de Aljustrel, dentro das suas competências, “pretende ainda com esta iniciativa contribuir para a formação das crianças e jovens do concelho, proporcionando-lhes novas oportunidades, experiências e aprendizagens”.
As visitas vão acontecer até ao final do mês de abril e os alunos, equipados a rigor, vão poder visitar o Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel (CRIPMA), a Central de Compressores, os Passadiços do Chapéu de Ferro e a Galeria Mineira do Piso 30.
O Parque Mineiro de Aljustrel está ainda a receber visitas de alunos provenientes de outras escolas da região, do país e do mundo.