Em nota de imprensa enviada às redações, o município de Moura faz saber que “a ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”, implantada na EM517, sobre a albufeira do Alqueva, tem registado nos últimos tempos um significativo volume de tráfego e que a mesma apresenta “algumas patologias de origem mecânica”.
Para monitorizar este aumento de utilização, os Municípios de Moura e Mourão, territórios abrangidos pela referida ponte, têm no terreno equipas dos Municípios por forma “a reunir informação necessária para ser disponibilizada à empresa responsável pela inspeção realizada em 2021, nomeadamente quanto ao tipo e características dos veículos que utilizam esta passagem”.
Segundo a mesma fonte, o objetivo é “a consolidação de conclusões e medidas que permitam garantir as necessárias medidas de qualificação e estabilização do tabuleiro”.
A ponte em questão , com menos de 20 anos, “apresenta algumas patologias, na sua maioria, de origem mecânica, decorrentes de esforços aplicados à sua estrutura, que poderão decorrer de falhas e incorreções na sua construção”, lê-se no comunicado.
Tendo como premissa a resolução deste problema, os dois municípios, “irão apresentar um conjunto de medidas atendendo à importância de garantir a segurança de circulação e de cidadãos, medidas que pretendem travar a deterioração do equipamento e garantir a sua correta utilização”.
As duas autarquias irão ainda solicitar uma audiência junto do Governo, na tutela responsável, “com vista a exercer a necessária reivindicação para suporte e apoio financeiro na correta obra de reabilitação que deverá ser promovida a médio prazo”.